quarta-feira, 29 de julho de 2015

BAÍA
BAÍA- Estado

No Estado da Baía, o nosso Bom Jesus também foi conhecido como Bom Jesus de Bouças. As razões disso terão sido semelhantes às que referi a respeito de Pernambuco: A fixação de colonos portugueses, muitos dos quais também irmãos da Irmandade do Bom Jesus de Bouças e que tal como em Pernambuco pagariam as suas pensões em dinheiro ou açúcar.
Neste Estado existem três locais de culto e uma escola primária com o nome do padroeiro.


Cidade de Salvador

Uma igreja,  situada no centro histórico da cidade de Salvador, que foi levantada entre 1725 e 1732 por Francisco Gomes do Rego, sob a invocação do Senhor Bom Jesus de Bouças Crucificado da Via Sacra e São Miguel.Em 1744, a igreja, juntamente com uma casa anexa, foi doada pelo fundador à Ordem 3ª. de São Francisco, com o compromisso que esta mandasse rezar anualmente, sete missas votivas.
Em 1854, a imagem do Senhor de Bouças foi colocada no sepulcro do altar e, em seu lugar, foi colocada outra do Nosso Senhor Crucificado, pertencente à igreja da Ordem 3ª. de São Francisco.
Destacam-se as imagens de Cristo na Cruz e a de São Miguel. Na fachada, um painel de azulejos policromados, com emblema da Ordem 3° de São Francisco, vindo de Lisboa por volta de 1780-90. No nicho central havia uma imagem de Nossa Senhora.Situa-se na área do Pelourinho na Ladeira de São Miguel (rua Frei Vicente), com acesso pelo Pelourinho ou pela Baixa dos Sapateiros

Exterior da capela


Interior da capela

Sem comentários:

Enviar um comentário